CBF acaba com vagas via ranking para Copa do Brasil de 2024
CBF

CBF acaba com vagas via ranking para Copa do Brasil de 2024

Além de divulgar regulamento e tabela básica da Copa do Brasil de 2023, a CBF divulgou também os critérios de participação para a competição de 2024

A competição tem previsão para início no dia 22 de fevereiro, e reúne 92 clubes de todas as regiões do país.

O critério técnico de participação segue as seguintes orientações:

Critério 1:

12 (doze) vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2023, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;

Critério 2:

70 (setenta) vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2022, excluídos os clubes já identificados no critério 1;

Critério 3:

10 (dez) vagas, para os clubes classificados via RNC de 2023, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase.

A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.

A grande novidade da competição a partir de 2024 é o fim das vagas via o ranking da CBF.

As duas primeiras posições do ranking de Federações, em 2024, não deverão ter mudanças, com SP na 1ª colocação e o RJ em 2º, e com isso as Federações Paulista e a Carioca poderão indicar seis times via suas competições para Copa do Brasil de 2024.

Os estados de RS, MG e PR devem ficar entre o 3º e o 5º lugar. O CE é a maior ameaça ao PR e pode ‘roubar’ o 5º lugar.

GO, SC, BA, PE, AL e MT devem pelo menos figurar entre os 14 melhores do ranking e assim suas federações terem 3 vagas na Copa do Brasil de 2024.

PA, MA, RN, PB, SE, PI e AM devem brigar pelas duas posições restantes em 2023 para terem o poder de indicar até três times na Copa do Brasil de 2024. As demais federações devem indicar apenas dois representantes.

No caso do RN, os acessos de ABC e América ( seria o melhor cenário ) ou do América para a Série B e no mínimo a manutenção do ABC na Segundona, a FNF deve subir pelo menos uma posição e conquistar mais uma vaga.

Outras 12 vagas serão definidas para os clubes classificados para Libertadores de 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *