A Fifa anunciou que pode rever o formato de disputa da próxima Copa do Mundo, em 2026, em Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, assegurou que o torneio com 48 seleções (até o Catar eram 32) está mantido, conforme anunciou nesta sexta-feira (16) o presidente da entidade Gianni Infantino.
Desde o anúncio do aumento de 32 para 48 equipes, a Fifa planejava montar 16 grupos de três seleções.Mas Infantino admitiu que há grande chance de mudar para 12 grupos com quatro seleções.
“No Catar, os grupos de quatro foram absolutamente incríveis, até o último minuto de cada partida. Temos que reconsiderar isso, pelo menos discutir o formato novamente. Se são 16 grupos de três ou 12 grupos de quatro. Estará na agenda nas próximas semanas”, disse Infantino.
Outra expectativa da Fifa é que um formato com mais seleções gere mais receita. No atual ciclo (2019-2022) a receita foi de 7,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 39,5 bilhões). Com o novo formato, de 48 seleções, vão aumentar o número de jogos (atualmente 64) e as receitas com direitos televisivos na competição que permite à Fifa obter a maior parte das suas receitas.