Conselho Técnico da Primeira Divisão aprovou mudanças no sistema de disputa da edição 2023.
O Estadual terá dois grupos, com 4 clubes cada. Os integrantes do Grupo A enfrentam os integrantes do Grupo B em jogos de ida e volta.
Para as fases decisivas, se classificarão os 2 melhores colocados de cada grupo. Eles jogarão um quadrangular, também em jogos de ida e volta, e as 2 equipes com melhor aproveitamento irão decidir o Campeonato em dois jogos. Quem somar mais pontos nas duas fases, define em casa.
Com a mudança na fórmula de disputa, o Campeonato Potiguar de 2023 teve seu início alterado de 4 para o dia 11 de janeiro devendo se estender até 12 de abril.
O presidente da FNF, José Vanildo comentou que a mudança deve tornar o campeonato mais dinâmico ao mesmo tempo em que atende as necessidades dos clubes, reduzindo os gastos.
“O formato respeita a realidade econômica dos clubes e um conjunto de necessidades, inclusive os compromissos no calendário nacional. Clubes como ABC e América conseguiram acessos neste ano e terão calendários mais longos, outros clubes que vão disputar o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto.”
Vanildo lembrou ainda, que o projeto mais curto será mais acessível ao torcedor.
“O projeto retorna a possibilidade de acreditar na importância do futebol como uma ferramenta que gera emprego, renda e emoção ao torcedor”.
Detalhe importante é que não haverá mais obrigatoriedade de relacionar pelo menos quatro atletas Sub-23, e os mandos de campo da final respeitarão a pontuação das duas fases. Quem somar mais pontos decide em casa.
Gostei do novo sistema de disputa da competição, uma mudança necessária, conforme escrevi em postagem anterior.
A proposta de disputa do Campeonato Potiguar 2023, apresentada na reunião e aprovada pelos clubes, foi sugerida por dois torcedores, o estudante de jornalismo Zidney Marinho e o irmão, o professor de Matemática Zyure Marinho.
Grupo A
ABC
Potyguar de Currais Novos
Santa Cruz
Representante da 2ª Divisão
Grupo B
América
Potiguar de Mossoró
Globo
Força e Luz
5 Comentários