Não se defende opinião e nem audiência na base do grito
Opinião

Não se defende opinião e nem audiência na base do grito

Nunca gostei daquelas mesas redondas pautadas em gritaria, sobreposição de falas e principalmente de palavrões e/ou expressões chulas. Daquelas em que o cara quer fazer valer a opinião na base do grito ou da cara feia.

Audiência deve ser conquistada , é assim que penso, alicerçada no conteúdo, na opinião abalizada e na credibilidade. Entendo que não existe mais espaço para chiliques, histeria ou atos espalhafatosos. Eu não gosto deste tipo de coisa, acho feio, baixo, deselegante e ofensivo para a grande maioria de ouvintes e hoje telespectadores do rádio via youtube.

Tem quem consegue transformar um estúdio de rádio em um boteco de quinta categoria, o que julgo como o fim da picada.

Respeito a preferência e a opinião de cada um, mas eu não gosto de baixaria, de gritaria e de falta de educação. É de brutal deselegância ficar falando em cima da fala do seu colega, gritando para tentar encobrir o que o seu oponente está falando. Na minha opinião isso mostra apenas descontrole e falta de respeito.

É preciso repensar este tipo de coisa, e pautar o debate no respeito e na educação. Foi assim que aprendi fazer rádio, em meados dos anos 80 e é assim que faço até hoje.

Uma crítica feita com educação, sem grito, sem soco na mesa, tem um efeito muito maior, do que aquela feita com gritos e chiliques. Você não precisa gritar, esbravejar e agredir para dar sua opinião ou firmar posição, e isso vale para qualquer segmento do rádio, que é onde vivo desde o século passado.

Segue o jogo.

25 Comentários

  • Eider Filho 14 de junho de 2023

    Bom dia Marcos Lopes. Concordo integralmente com seu opinamento. O que vimos ontem (e não foi a primeira vez) no programa da 96FM, diga-se, por parte de Edmo, beira o total descontrole emocional, sem falar de outros adjetivos que se pode aplicar.
    Se não tem a mínima capacidade de se controlar, escutar opinamentos contrários, sem saber discutir/dialogar, é melhor não se fazer presente.
    Palavrões, irritação exacerbada, total desrespeito, não só com os colegas de bancada, mas com o público assistente, faz com que sejamos obrigados a não mais acompanhar o programa, ainda que sejamos apenas um mero expectador dentre tantos outros bem mais vibrantes e presentes.
    Não sei, mas acho que tudo tem de ser repensado, especialmente por quem ter o poder administrativo na emissora, bem como aqueles, que como você, não concordam com o que está virando uma “rotina”.

  • Orlanda 14 de junho de 2023

    Marcos Lopes vc devia falar com seu colega de trabalho EDMO SINÉDINO este rapaz é totalmente DESCONTROLADO ninguém pode discordar dele pq corre o risco dele fazer barraco e ele é MAU EDUCADO.

  • Wendell 14 de junho de 2023

    Concordo , Marco Lopes.
    Tive que deixar de acompanhar um programa esportivo , devido a situações como essa. Não gosto de trazer esse tipo de conteúdo pra dentro da minha casa , hoje , a rádio passou a ser um programa televisivo com o crescimento dos canais no YouTube , e quando ligo na minha casa toda a família está pelo menos ouvindo os comentários. Alguém precisa entender que naquele local é um programa ESPORTIVO. Continue com o seu profissionalismo, que acompanho há mais de 20 anos , mas , ultimamente, estou acompanhando só pelos jogos .

  • Tom França 14 de junho de 2023

    Mas foi mais ou menos assim, no dia em que Marchiori foi a rádio e teve uma discussão áspera co. Edmo Sinedino. Foi uma discussão tão tola, que tive a impressão que o Rodrigo Ferreira pediu pro pessoal de apoio “cortar”! Porém, os outros componentes à mesa mantiveram um bom nível, imagino, em respeito aos ouvintes e telespectadores, já que também foi transmitido em vídeo pelo YouTube. Me parece que certos radialistas não estão nem aí para o público, pouco se importando com a repercussão de tais atos. Quando um não quer, dois não brigam.

  • Junior 14 de junho de 2023

    Presto solidariedade a Dionísio que manteve, mais uma vez, o equilíbrio quando desacatado e provocado por um descontrolado que temporariamente costume agredir para encobrir a sua mediocridade, o que se passou ontem é inadmissivel, a frase é proibido proibir, tão defendida por muitos, mostrou que na boca de alguns não passa de hipocrisia, pois ontem Dionísio foi proibido e agredido na sua fala, o que se diz defensor da democracia não passa de um opressor quando tem a sua opinião contrariada. Que a direção da 96 FM tome as devidas providências. Parabéns pelo texto Marcos.

  • Rubens 14 de junho de 2023

    Bom dia, eu estava acompanhando o programa pelo o YouTube como faço todos os dias, depois daquela baixaria falta de respeito,não continuei assistindo.

    • Ricardo 15 de junho de 2023

      Edmo foi um craque dentro de campo de futebol, mas como comentarista nunca me agradou.

  • Mauricio Nunes 14 de junho de 2023

    Parabéns Marcos Lopes
    Infelizmente ainda temos esses tipos de radialistas que nos agridem,se achando dono da verdade.
    Todos nós temos pensamentos e opiniões nossas,que devem serem respeitadas não,dependendo de cada um de nós.
    Oque eu acho um absurdo a falta de ética profissional,um analista querer impor seu pensamento invejoso, soltar palavrões por discordância de outro colega.
    Espero nunca mais me deparar com um insulto deplorável desse desequilibrado.

  • Paulo de albuquerque Peixe Júnior Peixe 14 de junho de 2023

    Bom. Eu até entendo que ele (Edmo Sinedino) não gostar do ex técnico do ABC F.C. Mas, seu exagero e tom de voz ao vivo da maneira que proferiu seu comentário, foi de forma picante e muito agressiva. Acredito, eu que até o próprio pressentiu isso e ao retornar do intervalo já com mansidão pediu desculpa para os ouvintes telespectadores e ao seu colega de bancada. Isso acontece nas melhores famílias de Londres, também! Está perdoado Edmo.
    Paulo Peixe/Ouvinte da FM 96 Natal

  • Paulo Trigueiro 14 de junho de 2023

    Bom dia Marcos Lopes.
    Tudo que você escreveu que não gosta, ontem, quando você não estava presente, aconteceu no seu programa de rádio. Digo seu porque tu és o coordenador âncora do programa.
    Teve muito mais “baixarias”, como palavrões de arquibancadas, que não ouço em canto nenhum além dos estádios de futebol.
    Certamente sua ausência fez muita falta porque tudo isso não teria acontecido.
    Fiquei aguardando a ✂️ de Rodrigo Ferreira, que aconteceu discretamente, mas sem nenhum resultado prático.
    Na certeza que você, o Barba, irá dar encaminhamentos para o programa voltar a ser bem mais profissional eu permaneço como telespectador e ouvinte.
    Abraços.

  • Torres 14 de junho de 2023

    Foi muito vergonhoso para o comentarista Dionísio. Edmo sinedino está totalmente desequilibrado… Não pode falar de Fernando Marchiori que ele muda totalmente. E ainda mais, Ele xinga muitos palavrões ao vivo.

  • Gilney Alves Lisbôa 14 de junho de 2023

    Boa tarde Marcos Lopes excelente bronca vc sempre muito consciente que faz parabéns pela sua atitude, admiro bastante sou um fã de vc e seus comentários e principalmente suas narrações que são fantásticas

  • MÁRCIO Sá 14 de junho de 2023

    Sinto muito pelos pequenos aqui de casa que não mereciam escutar tantas palavras de baixo calão, num horário onde a família escuta o programa.

    É de lamentar os impropérios ministrados durante o programa.

    Sou um ouvinte, bem como um leitor assíduo, e sempre coloco minhas posições.

    Essa situação beira o amadorismo, e/ou vestiários amadores de futebol, onde os “atletas do verbo” se soltam no calor da emoção.

    Acho que é imperativo a desculpa pública, á todos aqueles que tiveram o desprazer de ouvir tanta insanidade. Se não se respeitam, respeitem ao menos os ouvintes que estão com suas famílias, e nos poupem destes descontrolados destemperos.

    A 96 fm não merece isso.
    Ênio não merece isso, e tão pouco seus clientes(ouvintes). A 96FM deve a sociedade, respeito.

  • Breitner 14 de junho de 2023

    Faz isso porque é um dos donos da rádio.

  • Henrique 14 de junho de 2023

    Na minha visão, ele só faz na 96FM por ser familiar pq em outra qualquer ou ele era pianinho ou já estava demitido, chamar CARALHO ao vivo , onde tem gente de todas as idades na escuta.. falta de respeito para o colega rsrs não respeitar o comentário do colega é extremamente desorientação.

  • José 14 de junho de 2023

    Entre todas, a emissora que mais exaltava o “retranqueiro retranquiore” foi a 96 FM , ao ponto de até carinhosamente chamá-lo de bruxo. Taí , no final o troco que ele deu.
    Não vejo motivo para dar tanto Ibope a um simples treinador que afundou o ABC e já pegou o beco muito tarde.

  • Altivo Fernandes 14 de junho de 2023

    Verdade ML,uma rádio com uma audiência neste patamar não é admissível um profissional desequilibrado despeitar um companheiro e o ouvinte.A direção tem que tomar uma posição,independente do parentesco.

  • Luciano Jales 14 de junho de 2023

    Concordo plenamente mas ele não está sendo diferente de quando era jogador complicado e desequilibrado

  • Carlos 14 de junho de 2023

    Marchiori foi o melhor treinador que aqui passou nos últimos anos. E isso desagrada o bairrista Edmo. Mas alguns matutos ainda o chamam de retranqueiro. O cara no Náutico tirou o time do Z4 pro G3 em apenas 3 jogos.
    Isso machuca os invejosos e até as viúvas do ex jogador em atividade.

    • Tom França 14 de junho de 2023

      Discordo veementemente! O melhor foi Geninho, que classificou O ABC sem aperreio, em uma série C que era só mata-mata da segunda fase em diante. Este sim, teve hombridade pra pedir demissão quando viu que não estava mais conseguindo trabalhar, e não recebeu de Judas, os jogadores que ele pediu pra poder fazer uma série B minimamente decente. Tanto, que 10 em cada 10 comentaristas diziam que Geninho “tirava leite de pedra”, com o elenco que tonha a disposição. O que Marchiori conseguiu, foi tudo na base da maks pura e vergonhosa retranca. Mas não acho nada educado, a forma como o cara aí da rádio se dirigiu aos ouvintes e telespectadores. Muito chulo.

  • Carlos Henrique Chal 14 de junho de 2023

    ÉDMO TODOS OS DIAS TEM PROVADO QUE MÃO TEM PREPARO PARA A PROFISSÃO. ELE SE DECLARA FORMADO EM RADIALISMO, MAS, BEIRA O RIDÍCULO, ELE NÃO OPINA, IMPÕE SUAS POSIÇÕES. ONTEM ELE FALTOU COM RESPEITO AO COLEGA E MAIS AINDA COM OS OUVINTES USANDO PALAVRAS DE BAIXO CALÃO. ELE HÁ MUTO VEM Demonstrando SUA INCAPACIDADE EM MEIO AOS COLEGAS. SEMPRE PENSO QUE ELE SE ESTIVESSE EM OUTRA EMPRESA JÁ TERIA SIDO AFASTADO, MAS, COMO A RÁDIO É DE CUNHO FAMILIAR, ELE VEM ABUSANDO DO DESRESPEITO AOS Colegas, ENTREVISTADOS E Ouvintes.
    ACHO QUE ONTEM FOI O OINGO D’ÁGUA E CABE AGORA À DIREÇÃO DA RÁDIO E VOCÊS PROFISSIONAIS CHAMÁ-LO A RESPONSABILIDADE.
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UMA COISA, ANARQUIA É OUTRA, ELE Realmente FOGE AO PADRÃO DIS DEMAIS, ELE ESTÁ EM UM PATAMAR BEM INFERIOR AOS DEMAIS.
    ATÉ HOJE, ELE NÃO TEVE A HOMBRIDADE DE DECLARAR O MOTIVO DA Ojeriza QUE ELE CRIOU CONTRA MARCHIORI.
    ELE PARECE TER COMPLEXO DE INFERIORIDADE.

  • Marcos Valflan 14 de junho de 2023

    Não concordo com os comentários referentes ao treinador. Pois a conquista da copa do nordeste foi um das grandes conquistas, como também ter passado na copa do Brasil pelo Vasco, foi sim uma grande conquista para o RN, poderíamos ter ido mais a frente, se arbitragem de Glaus, não dando o pênalti de Kaneman. Foi outra grande conquista por ter saído como time grande. Na segunda, realmente caiu de produção.

  • Luiz Martins de Lima Filho 14 de junho de 2023

    O debate tem que ser salutar e respeitar às opiniões contrárias.Marcos Lopes vc está corretíssimo.

  • Altivo Fernandes 15 de junho de 2023

    Não entendi porque você não publicou meu comentário sobre o desequilíbro de Edmo.

  • Enilton da Silva 15 de junho de 2023

    ABC DOS ANOS 90 ATÉ 2023 , PASSARÃO 04 TREINADORES QUÊ FEZ HISTÓRIA COMO EXCELENTE TREINADOR, FERDINANDO TEIXEIRA, LEANDRO CAMPOS , GENINHO E PROF MARCHIORI, AS PESSOAS QUE FALAM MAL ACREDITO QUE DEVE SER INVEJA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *