Se liguem! ABC não pode errar em 2024 como errou na atual temporada
Opinião

Se liguem! ABC não pode errar em 2024 como errou na atual temporada

É importante a atuação do presidente Bira Marques de trabalhar para quitar a histórica dívida trabalhista do ABC. Dívida que vem sendo acumulada de várias gestões, o que é um fato incontestável, como também é, o zelo de Bira com a reconstrução financeira e administrativa do clube. Só que ele “esqueceu” o futebol, na medida que alegando limite orçamentário, não investiu com a qualidade que a Série B exige.

Agora, o preço que o ABC está pagando pela prioridade do presidente é muito alto, um preço altíssimo que mexeu com o único produto do clube, que é o futebol. O que Bira está fazendo passa longe de ser uma gestão temerária como querem alguns, mas foi uma escolha que no frigir dos ovos trouxe enorme prejuízo ao ABC, com a queda para a Série C, além da perda de vaga e receita na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Houve erros terríveis do dirigente na gestão do futebol, como permitir contratações de qualidade técnica duvidosa para o início do Brasileiro, e o mais grave de todos, manter o treinador Allan Aal durante um turno inteiro, sem que o time apresentasse qualquer tipo de reação. Bira ficou olhando a banda passar com o maestro Allan e pior, permitiu contratações desastrosas feitas a pedido do treinador.

Quando finalmente demitiu Allan Aal e trouxe Argel Fuchs já não havia mais tempo para recuperação e nem margem de manobra.

Zelo financeiro e administrativo com o clube é dever de qualquer dirigente, o que não dá para admitir é que a pretexto de uma obrigação, o principal produto do clube fique de lado.

Calcularam o prejuízo com o rebaixamento? A perda de cotas da B? A perda de cotas da Copa do Nordeste? Se passar pela fase preliminar compensa, mas e se ficar no meio do caminho?

E o planejamento para 2024, já começou ? Já está em andamento? Vai reduzir a margem de erros que foi gigante? Se liguem senhores !

3 Comentários

  • Tom França 11 de outubro de 2023

    Os erros cometidos pela atual gestão do ABC, foram semelhantes as que Judas Tadeu cometeu, ao não valorizar os pedidos de Geninho, no acesso anterior à segunda divisão nacional. O que Geninho disse em rede nacional, no programa “Bola da Vez”, foi simplesmente vergonhoso! Como isso parece que se tornou “tradição” no clube, a única forma de se fazer diferente é profissionalizar o futebol, coisa que os concorrentes da chapa perdedora na última eleição do clube chegou a ventilar, e talvez por isso tenha perdido a eleição.

  • Fernando 13 de outubro de 2023

    É verdade que o planejamento não foi nem de longe o melhor para a série B. Porém, Bira tem muito crédito por tudo que tem feito pelo ABC. Vamos torcer para no próximo ano esses erros não voltem a acontecer.

  • Medeiros 16 de outubro de 2023

    É melhor está na série C sem dívidas (ou com elas reduzidas) do que ficar um ano na B e se tornar um clube inviável. O Santa Cru e outros fizeram isso e hoje estão na ´serie D ou sem série. O ABC precisa ser primeiramente um clube viável financeiramente para depois pleitear participar de uma série B ou A no futuro. É só seguir o caminho do Fortaleza. Lembram-se que antes de Bira o ABC estava na série D e cheio de dívidas, dívidas essas geradas por administrações passadas.
    Quem não se lembra dos diversos bloqueios judiciais que o clube passou? Era só entrar um cota da CBF (Copa do Brasil, por exemplo) e o dinheiro já era bloqueado! Como contratar jogadores desse jeito? Além de que os empresários locais nunca valorizaram o nosso futebol.
    Obviamente o que falei não exime o presidente de erros cometidos nessa temporada, como os citados na matéria. Mas sem dinheiro, tudo fica mais difícil. Para mim, o presidente têm crédito. Tirou o ABC da lama da série D. O nosso rival demorou bastante tempo para sair de lá e voltou em apenas um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *