Comissão de Arbitragem da CBF realiza treinamento para árbitros VAR
Dengue
Bonde do Barba

Comissão de Arbitragem da CBF realiza treinamento para árbitros VAR

Cerca de 75 árbitros de campo, assistentes e  árbitros de vídeo da Série A do Campeonato Brasileiro deram início, na segunda-feira (15) no Rio de Janeiro, a um período de treinos, que vai até quinta-feira, sob coordenação da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As atividades fazem parte de um projeto piloto para a profissionalização.

“Teremos três turnos de atividades, com parte prática, técnica e teórica. É um trabalho piloto também para a profissionalização que pretendemos fazer em, no máximo, 18 meses. Vamos trabalhar os princípios de treinamento na parte prática, o que já aprenderam na teoria e que vêm trabalhando no campo de jogo. Nosso trabalho é aprofundar estes conhecimentos, aplicando e repetindo procedimentos para que se automatizem nas equipes de arbitragem e fazer um alinhamento muito maior para a nova cultura do VAR, que é ajudar o árbitro a enxergar o que ele não vê no campo e auxiliá-lo a tomar a melhor decisão”, disse Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão.

O trabalho tá aí

Para o desenvolvimento, nos dias de treinos, eles atuarão em partidas simuladas por times do futebol carioca de base (Portuguesa, Serrano, Olaria e Sojima Petrópolis). Cada quarteto de arbitragem (árbitro central, dois assistentes e quarto árbitro) apitará por um período. Em seguida, o árbitro central irá à beira do gramado, enquanto o quarto árbitro assumirá o papel da figura central. Os assistentes também trocarão as posições.

Além do quarteto, haverá duas cabines do VAR, uma on-line, que estará em contato com a equipe de campo, e outra offline, que se comunicará com um outro árbitro no monitor. Este acompanhará os lances da tela e simulará as tomadas de decisão do campo de jogo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *