Caso Elias: América fere Regulamento Específico do Estadual
Bonde do Barba

Caso Elias: América fere Regulamento Específico do Estadual

A exemplo do América que escalou Elias de forma irregular e deve perder 18 pontos, o Potyguar Seridoense escalou dois jogadores, Toró e Fabricio , na mesma situação e também deve ser punido no artigo 214 do CBJD.

Nos dois casos, os jogadores tem mais de 20 anos de idade, mas atuaram sem contrato profissional, o que fere o Regulamento Especifico do Campeonato Potiguar. No entanto, o artigo 91 do Regulamento Geral das Competições,sobe a idade para 21 anos nestes casos.

O trabalho tá aí

Os dois clubes, América  e Potyguar serão punidos pelo TJD posto que o Regulamento Especifico do Estadual  é claro,  com 20 anos e 1 dia, tem que ter contrato profissional. Vai ser uma batalha jurídica e que se o torcenauta lembrar, o próprio Potyguar em um passado não tão distante, conseguiu reverter no STJD uma decisão do TJD que tirou 30 pontos do Leão Seridoense.

O fato concreto, real e objetivo é que os clubes feriram o Regulamento do Estadual, erraram feio, e no caso do América ganha uma dimensão muito maior.

Agora é com os advogados primeiro no Rio Grande do Norte e depois no Rio de Janeiro. Assinar a súmula é o mesmo que jogar? Estavam ou não estavam irregulares os três atletas? Essa discussão é matéria vencida. Assinou a súmula participou da partida e ponto final.

Pode reverter no STJD? Pode, tem precedentes, mas a marca que fica é muito grande. Perder 18 pontos faltando 3 jogos para terminar a fase classificatória é um golpe duro e com sérios reflexos não apenas para o América, mas para toda cadeia do futebol potiguar.

É preciso rever todo – sem exceções – o Departamento de Futebol do América e começar do zero.

ATUALIZADO 08H

O América tem reunião agora pela manhã com grupo de advogados especializados em Direito Desportivo. Em uma primeira e rápida avaliação do caso, os especialistas entendem. que o caminho do América não é tao complicado como parece.

3 Comentários

  • Júlio César 29 de janeiro de 2026

    O nome disso é INCOMPETÊNCIA, aliás, faz tempo que não vejo uma diretoria juntamente com a pior SAF do Brasil com tanta vontade de destruir o Mecão.
    Sou americano desde a minha infância, época do Juvenal Lamartine, sou sócio, mas se tiver que ser punido que seja.
    Não estou torcendo que o Mecão seja punido, claro que não, mas tenho que expressar meu pensamento de acordo com meus princípios.
    Vocês dirigentes e SAF, tenham responsabilidades e trabalhem em prol do clube com seriedade, mas parece que responsabilidade e seriedade não estão no planejamento de vocês.
    Faço esse desabafo com tristeza.

  • PERICLES SOUSA 29 de janeiro de 2026

    Marcos,mas o o regulamento fala sobre a inscrição/condição de jogo. O fato de súmula ou se entrou em campo não anula a irregularidade que parte do princípio da exigência inicial que é justamente a INSCRIÇÃO. O Art 19 está bem claro.

    CONDIÇÃO DE JOGO
    Art. 19 – Somente poderão participar do Campeonato os atletas que tenham sido
    registrados no sistema Gestão WEB da CBF, cujos nomes constem no BID –
    Boletim Informativo Diário, até ao último dia útil que anteceder a cada partida.
    §3° – É vedada a participação de atletas não profissionais que
    completarem 20 (vinte) anos de idade. Para fins deste Parágrafo, o atleta não
    profissional estará regular para a disputa do Campeonato até 1 (um) dia antes
    do seu aniversário de 20 (vinte) anos de idade.

  • […] Caso Elias: América fere Regulamento Específico do Estadual […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *