Os campeonatos estaduais vão começar no dia 11 de janeiro, com término previsto para 8 de março. Essas competições poderão ter no máximo 11 datas.
Série A
A competição vai começar no dia 28 de janeiro e termina no dia 2 de dezembro. Vale ressaltar que haverá uma pausa no meio do ano para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Copa do Brasil
A competição passará a ter 126 clubes, com cinco fases sendo disputadas antes das oitavas de final. Além disso, a final do torneio será em jogo único em campo neutro.
Os campeões das Séries C e D do Campeonato Brasileiro de 2025, garantem vaga diretamente na terceira fase da Copa do Brasil.
Confira as mudanças no Calendário da CBF:
Série A
Início: 28 de janeiro
Término: 2 de dezembro
Supercopa do Brasil
Data prevista: 24 de janeiro
Copa do Brasil
Início: 18 de fevereiro
Término: 6 de dezembro
Todos os clubes da Série A entram na quinta fase da competição. Aumento de 92 para 126 clubes. Final em jogo único. Em 2027 a competição terá 128 clubes.
Série B
Início: 21 de março
Término: 28 de fevereiro. Mantém o formato atual
Série C
Início: 5 de abril
Término: 25 de outubro. O campeão entra na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Mantém o formato com 20 clubes para 2026, mas apenas dois caem para a segunda divisão. Em 2027 serão 24 clubes, descendo apenas dois para a Série D. Já em 2028, mudanças de formato, com 28 clubes, dois grupos de 14 com jogos de ida e volta. No final, seis caem para a Série D.
Série D
Início: 5 de abril
Término: 13 de setembro. Aumento de 64 para 96 clubes, serão distribuídas 22 vagas dentro dos campeonatos estaduaisSeis clubes sobem para a Série C
Campeão da Série D desse ano ganha vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Critérios da Série D
Critério 1: Quatro clubes que caíram da Série C
Critério 2: 64 vagas para federações estaduais considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026
Critério 3: 28 vagas para os clubes atingiram a segunda fase da Série D 2025 (excluindo os classificados pelos critérios anteriores)
Critério 4: vagas restantes através do ranking nacional de clubes, após a aplicação do critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores.
Copa do Nordeste
Início: 25 de março
Término: 7 de junho. Aumento de 16 para 20 clubes sendo que os clubes que disputam competições da Conmebol não participam
Copa Verde
Início: 25 de março
Término: 7 de junho
Clubes em competições Conmebol não participam. Será dividida em Copa Norte e Copa Centro-Oeste, o campeão de cada garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil
Copa Sul-Sudeste
Início: 25 de março
Término: 7 de junho. Clubes em competições Conmebol não participam. O campeão vai direto para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Terá um total de 12 clubes