Jornal De Fato
A governadora Fátima Bezerra anunciou a construção de novo estádio de futebol em Mossoró. O investimento feito com recursos do Governo do Estado, emendas parlamentares e parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Na quarta-feira, 1º, cumprindo agenda administrativa na cidade, Fátima Bezerra se reuniu com dirigentes dos clubes Potiguar e Baraúnas, para confirmar o projeto. Participaram do encontro a reitora da Uern, Cicilia Maia, secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, e a deputada estadual Isolda Dantas, que está envolvida na luta pelo novo estádio. A proposta de construção de um novo estádio é consequência da decisão do prefeito Allyson Bezerra de fechar e abandonar o Estádio Manoel Leonardo Nogueira.
A principal praça de esportes da cidade está fechada desde fevereiro de 2024, por determinação da Justiça devido a gestão Allyson não ter cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir acessibilidade no estádio.Além disso, o processo de municipalização do Nogueirão está sob suspeita e virou processo na Justiça. A Liga Desportiva Mossoroense (LDM), dona do estádio, acusa que a municipalização foi feita com assinaturas falsificadas. O caso está na Vara da Fazenda Pública.
“Vamos trabalhar para concluir o projeto e destinar os recursos necessários para fazer o estádio. Aqui em Mossoró o governo ampliou os serviços de saúde, está reformando escolas, estamos acabando com o problema de água e investimos fortemente na segurança. O esporte complementa a atuação. Isso é cuidado com nosso povo.” Enfatizou a governadora Fátima Bezerra.
A reitora Cicília Maia ressaltou que a decisão sobre a cessão da área somente poderá ser concretizada após a análise e aprovação dos Conselhos Superiores da Universidade, mas acredita de que o diálogo conduzido com responsabilidade, transparência e respeitando a missão institucional da Universidade será possível atingir o pleito.
“A Uern tem um compromisso histórico com o desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte. A possibilidade de doação de um terreno da instituição para a construção de um estádio representa uma oportunidade de fortalecer a integração com a sociedade, consolidando um complexo de saúde, educação, segurança e esporte, e que trará benefícios diretos para a comunidade. Para a doação acontecer, o novo estádio deverá servir de campo de estágio para os nossos estudantes, e a Uern ser a responsável pela gestão acadêmica do equipamento, a exemplo do Hospital da Mulher” ressaltou a reitora.
Segundo o jornalista Marcos Santos, não há definição oficial sobre a capacidade do estádio. A proposta inicial prevê uma estrutura básica, com capacidade estimada para cerca de 5 mil pessoas, atendendo às necessidades imediatas dos clubes. A ideia é que a capacidade e a estrutura sejam ampliadas de forma gradual.