CBF: Ednaldo reeleito por unanimidade
Bonde do Barba

CBF: Ednaldo reeleito por unanimidade

Primeiro presidente negro e nordestino da história secular da CBF, Ednaldo Rodrigues foi reeleito nesta segunda-feira (24) por unanimidade para um mandato de mais quatro anos (de 2026 a 2030) à frente da entidade. Ele obteve uma votação inédita. Recebeu todos os votos das 27 federações e também todos os votos dos 40 clubes das Séries A e B, totalizando 141 pontos.

A chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza” foi a única inscrita para a eleição, realizada na sede da CBF, no Rio.Com Ednaldo foram eleitos também oito vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.A eleição também se estendeu ao Conselho Fiscal, com a aprovação nas urnas dos nomes de José Sergio Oliveira Santos, José Piedade Campos e Elielson Gomes Ferri como membros efetivos, e os de Antonio Felipe Gomes Duarte de Farias, Leonardo Gladson Lemos Otero e Rodrigo de Albuquerque Benevides Mendonça como suplentes.

Combate à manipulação de resultados

Ao longo desses últimos anos, a CBF também se notabilizou pelo avanço no combate a manipulação de resultados, apresentando regras, ações e punições previstas em caso da comprovação desses desvios. Em parceria com a Sportradar, houve um aumento do monitoramento dos jogos, com compartilhamento de informações em Tempo Real.

Vale destacar a criação de uma Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro e a cooperação com a Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E ainda um acordo de cooperação com a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), uma aliança global que visa aumentar a integridade e transparência no esporte.

Por suas iniciativas, a CBF recebeu elogios de parlamentares que integraram duas CPIs para apuração de denúncias de manipulação de resultados.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *