Clubes que estão confirmados na Série C de 2025 devem propor à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o campeonato seja disputado em formato de pontos corridos. A ideia é de que o certame ocorra em 38 rodadas, assim como as Séries A e B.
A reunião com a CBF deve acontecer nos próximos dias e 9 dos 16 clubes já conformados na Terceira Divisão defendem a mudança no sistema de disputa. Atualmente, a Série C é disputada em três fases. A primeira acontece no formato de pontos corridos: os 20 clubes se enfrentam entre si em turno único, com 19 rodadas, com os oito primeiros colocados avançando para a segunda fase e divididos em dois grupos de quatro. Em dois turnos, as equipes enfrentam os adversários de suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada garantem vaga na Série B do ano seguinte. A terceira fase envolve uma final entre os dois times com melhores campanhas em seus grupos na fase anterior.
Uma das dificuldades alegadas pela CBF é o custo financeiro, uma vez que atualmente a Confederação destina R$ 26,5 milhões à Série C, com cada clube recebendo R$ 1,2 milhão na primeira fase. A nova temporada de 38 jogos aumentaria os custos. Outro ponto é o calendário. A Série C foi disputada em 27 datas, e o novo formato exigiria 38, impactando o calendário anual da CBF e outras competições.
Já faz algum tempo que defendo a necessidade de mudança na Série C, uma vez que o atual sistema só com jogos de ida, desequilibra a competição, assim como peno que a Série D deveria sofrer uma ampla mudança, sendo disputada igualmente com 20 clubes – pegando os melhores ranqueados – em sistema de ida, com a criação de uma quinta divisão.
4 Comentários