A Copa do Nordeste 2023 será a primeira após o encerramento do acordo judicial com a CBF. A expectativa é que a preliminar seja disputada ainda em 2022 com confrontos só de ida nas duas primeiras etapas e em dois jogos na terceira, quando serão definidos os quatro últimos integrantes da fase de grupos.
A Copa do Nordeste é sem nenhuma dúvida o sonho de consumo dos clubes da região, e o Rio Grande do Norte tem novamente a chance de ter três representantes. Por enquanto apenas o ABC está garantido como campeão. América entra na segunda fase da seletiva, enquanto o Globo disputa a primeira fase.
A fase de grupos é composta pelos campeões de cada estado, junto de Ceará, Sport e Bahia, que se classificam via ranking. Na 2ª preliminar, já estão oito equipes, garantidas por vices estaduais ou ranking. Enquanto na 1ª preliminar, 16 equipes que asseguraram vagas pelas competições locais.
Fase de grupos: ABC , Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).
2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América , Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo , Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).
Pré-Copa
1ª fase: Reune 16 clubes que terão seus confrontos sorteados em espécie de “oitavas de final”. As equipes se enfrentam em jogo único com os melhores colocados no Ranking da CBF como mandantes.
2ª fase: Os vencedores da 1ª fase enfrentam outras oito equipes melhores colocadas no Ranking da CBF – também em jogo único. Os confrontos também são determinados via sorteio.
3ª fase: Os oitos classificados, seguem o chaveamento e se enfrentam em confrontos de ida e volta pela vaga definitiva na Fase de Grupos da Copa do Nordeste.
2 Comentários