O América solicitou arbitragem FIFA para a decisão do Estadual no sábado (29) quatro da tarde no estádio Frasqueirão, e foi escalado o gaúcho Anderson Daronco. Ele terá como Assistente 1, a catarinense Giseli Casaril (FIFA), Assistente 2, Fábio Pereira, do Tocantins que é Master e como 4º Árbitro, Rejane Caetano da Silva, FIFA do Rio de Janeiro.
No VAR, Pablo Pinheiro, FIFA/RN, com Flávio Gomes Barroca como AVAR. Observador VAR, Italo Medeiros de Azevedo e Q. Manager, Suelson Diógenes de França Medeiros, ambos CBF do Rio Grande do Norte.
Anderson Daronco, gaúcho de Santa Maria, tem 44 anos, e além do Campeonato Gaúcho já atuou na Copa do Nordeste, no Campeonato Brasileiro em todas as divisões, na Copa do Brasil, na Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA. No domingo passado (23) o árbitro recebeu uma pedra preciosa como pagamento por ter apitado a final de um torneio amador no Uruguai.De acordo com o jornal uruguaio El Observador, além da ametista, Daronco ganhou vários brindes e ajuda de custo de 40 mil pesos,cerca de 5 mil reais. Os gastos com passagem e hospedagem do árbitro ficaram por conta da Liga Independiente, responsável pela competição. A partida aconteceu em Artigas, município localizado a 600 km da capital Montevidéu, e foi La 12 e Picapiedra, com público de mais de 2.000 pessoas no Estádio Matías González.
Em 2024, apitou A final da Copa da Floresta, campeonato Amador no municipio de Fonte Boa, a 677 quilômetros de Manaus.
1 Comentário