Pela primeira vez uma final do Campeonato Potiguar terá arbitragem feminina. Edina Alves, árbitra FIFA/SP, irá apitar o Clássico ABC x América desta quarta-feira (17), decisão do Campeonato Nota Potiguar 2023.
Edina é a primeira mulher a apitar uma final do Campeonato Paulista, primeira árbitra a apitar uma partida em um campeonato profissional masculino da FIFA, o Mundial de Clubes, e que atuou também na Copa do Mundo Feminina em 2019. Compõem a arbitragem feminina do clássico a árbitra assistente 1 Anne Kesy Gomes de Sá- FIFA/AM, 4ª árbitra Deborah Cecília Cruz Correia – FIFA/PE e AVAR Amanda Pinto Matias – CBF/SP. Antes da partida, as árbitras receberão uma homenagem da FNF pelo pioneirismo.
No quadro do clássico, o árbitro assistente 2 Alessandro Álvaro Rocha de Matos, ex-FIFA e atualmente quadro MASTER/BA, com mais de cem jogos de experiência. A tecnologia VAR estará presente, sob comando de Adriano Assis Miranda – CBF/SP, AVAR Amanda e o Observador de Vídeo Antônio Rogério B. Do Prado – SP.
O protocolo de abertura da final contará com a participação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, executando o hino nacional brasileiro e clássicos como Aquarela do Brasil e a canção Cisne Branco (Hino da Marinha).
A banda é formada por Suboficiais e Sargentos musicistas, sob a regência do Suboficial Elenierveson Cavalcanti da Rocha.
A 96FM transmite a final do Estadual, com Marcos Lopes,Dionísio Outeda, Rodrigo Ferreira, Mallyk Nagib, Judson Matheus e Wilson Mancinci.
O futebol 96 começa às 18h pelo Youtube.