A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol recebeu, na quinta-feira (29), Notícia de Infração assinada por ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz informando o cometimento de irregularidades no Campeonato Potiguar por parte do América e do Potyguar Seridoense.
O documento aponta que as duas equipes teriam utilizado os atletas Elias Vitor Conceição dos Santos (América), Fabrício Cabral da Silva (Potyguar) e Caio Vinícius da Cruz Lima (Potyguar) de forma irregular, uma vez que os estes participaram do Campeonato apresentando contrato amador, mesmo já tendo 20 anos de idade, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos.
A FNF encaminhou a Notícia de Infração ao Tribunal de Justiça Desportiva para conhecimento e providências cabíveis no âmbito da Justiça Desportiva. Além do encaminhamento à Justiça, a Federação editou Resolução administrativa estabelecendo a retirada de 18 pontos do América e 15 pontos do Potyguar com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que estabelece a perda dos pontos adquiridos em cada partida, além dos pontos máximos que uma partida pode ter, por partida em que os atletas teriam participado de forma irregular.

Próximos passos
Agora, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte, encaminha a Resolução da FNF, para a Procuradoria da Primeira Comissão Disciplinar e marca a data da primeira audiência, que deve ocorrer no inicio da próxima semana. Após essa audiência as partes podem recorrer ao Pleno do TJD e em último recurso,ao Pleno do STJD.
Concluida a primeira fase do Estadual marcada para o próximo dia 7, a possibilidade de um efeito suspensivo paralisar a segunda fase do Estadual é real e muito provavelmente acontecerá, até que o Pleno do STJD decida o caso



