Estadual 2023 tem mudanças no sistema de disputa
Notícias

Estadual 2023 tem mudanças no sistema de disputa

Conselho Técnico da Primeira Divisão aprovou mudanças no sistema de disputa da edição 2023.

O Estadual terá dois grupos, com 4 clubes cada. Os integrantes do Grupo A enfrentam os integrantes do Grupo B em jogos de ida e volta.

Para as fases decisivas, se classificarão os 2 melhores colocados de cada grupo. Eles jogarão um quadrangular, também em jogos de ida e volta, e as 2 equipes com melhor aproveitamento irão decidir o Campeonato em dois jogos. Quem somar mais pontos nas duas fases, define em casa.

Com a mudança na fórmula de disputa, o Campeonato Potiguar de 2023 teve seu início alterado de 4 para o dia 11 de janeiro devendo se estender até 12 de abril.

O presidente da FNF, José Vanildo comentou que a mudança deve tornar o campeonato mais dinâmico ao mesmo tempo em que atende as necessidades dos clubes, reduzindo os gastos.

“O formato respeita a realidade econômica dos clubes e um conjunto de necessidades, inclusive os compromissos no calendário nacional. Clubes como ABC e América conseguiram acessos neste ano e terão calendários mais longos, outros clubes que vão disputar o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto.”

Vanildo lembrou ainda, que o projeto mais curto será mais acessível ao torcedor.

“O projeto retorna a possibilidade de acreditar na importância do futebol como uma ferramenta que gera emprego, renda e emoção ao torcedor”.

Detalhe importante é que não haverá mais obrigatoriedade de relacionar pelo menos quatro atletas Sub-23, e os mandos de campo da final respeitarão a pontuação das duas fases. Quem somar mais pontos decide em casa.

Gostei do novo sistema de disputa da competição, uma mudança necessária, conforme escrevi em postagem anterior.

A proposta de disputa do Campeonato Potiguar 2023, apresentada na reunião e aprovada pelos clubes, foi sugerida por dois torcedores, o estudante de jornalismo Zidney Marinho e o irmão, o professor de Matemática Zyure Marinho.

Grupo A

ABC

Potyguar de Currais Novos

Santa Cruz

Representante da 2ª Divisão

Grupo B

América

Potiguar de Mossoró

Globo

Força e Luz

4 Comentários

  • Tom França 8 de novembro de 2022

    Mas na teoria, há uma clara desvantagem do ABC, que ficou em um grupo bem mais fraco. Portanto, terá que enfrentar os três adversários mais tradicionais do Estado. Não entendo porque a diretoria do alvinegro não se atenta pra esse detalhe! Tinha que ao menos o Globo ou o Potiguar ter passado pro grupo dele!

  • Medeiros 8 de novembro de 2022

    Um grupo pode ter time classificado com 0 pontos! Improvável mas é possível pela fórmula definida. A segunda fase não faz sentido com esse grupo de 4 times e indo 2 para a final. Ou dá o título para quem fizer mais pontos na segunda fase ou faz logo seminal e depois final. Já pensou um time ganhar todos os jogos na segunda fase e perder a final do campeonato. Uma aberração no meu ponto de vista. Mas a fórmula foi aprovada pelos clubes, segue o jogo…

  • Alberto César 8 de novembro de 2022

    Achei esse formato maravilhoso, atende a todos os times igualitariamente.

  • Francis car 8 de novembro de 2022

    O campeonato estadual com 8 times parece um campeonato de bairro deveria ter ao menos 12 times mais a federação ta ano após ano acabando os times vamos ver quem será o próximo a falir porque sem procurar muito vamos lá Alecrim, baraunas, Corinthians de Caicó, e muitos esses são apenas exemplos encaixaria mais times e fortalecia a competição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.